Cevid realiza terceira reunião para criação da Rede de Proteção a Mulher em Almirante
29/03/2017
Próxima etapa contará com oficinas para capacitação de pessoal que irá prestar atendimento à mulher vítima de violência doméstica.
Na sexta-feira (24/3) foi realizada a terceira reunião na Comarca de Almirante Tamandaré para a criação da Rede de Proteção a Mulher. O Prefeito da cidade, Gerson Colodel, esteve presente e apresentou um protocolo de intenção de criação desse conselho.
A Desembargadora Lenice Bodstein, coordenadora da Coordenaria Estadual da Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), explicou que, “assim que o Conselho Municipal de Almirante Tamandaré for instituído para a criação da Rede de Proteção a Mulher, a Cevid deixa de ser protagonista, para ser expectadora. Esse é o objetivo dos nossos encontros, que esse Conselho caminhe sozinho”. A Desembargadora solicitou um prazo para a instalação desse conselho e para a assinatura do protocolo.
O encontro contou também com a participação do Coordenador-Geral de Fiscalização (CGF), Mauro Munhoz, do Tribunal de Contas, que levou sua experiência em prestação de contas em projetos. Ele falou sobre os mecanismos de controle financeiro e ofereceu cartilha de boas práticas para auxiliar na execução do projeto.
Próxima etapa
Ficaram definidas para a próxima etapa a realização de oficinas, que serão desenvolvidas pelos diversos segmentos que fazem parte da Rede de Proteção a Mulher, em Almirante Tamandaré.
Participaram da reunião o Prefeito da cidade, Gerson Colodel; o Juiz Titular da 2.ª Vara Criminal de Almirante Tamandaré, Silvio Allan Kardec Torralbo Siqueira; a Presidente da Comissão de Estudos da Violência de Gênero (Cevige), da OAB-PR, a advogada Sandra Lia Bazzo Barwinski; do Tribunal de Contas do Paraná, o Coordenador-Geral de Fiscalização (CGF) - Mauro Munhoz; do Ministério Público, a Promotora Mariana Dias Mariano; da Secretaria da Ação Social, a assessora Edilsen Cristina Mengarda Figueroa; da Polícia Civil, o delegado de polícia Nasser Salmen; da Secretaria de Família, Juventude, Esporte e Lazer, Jocélia Alves Fonseca; a representante do Creas Karine Vaz; a representante do Conselho da Comunidade Mirian Kokott; a representante do Creas de Campo Magro, Andrea Carla Casagrande; do posto do Juizado Especial, a psicóloga Ceciana Ames Schallenberger; integrantes da Polícia Militar de Almirante Tamandaré, demais autoridades e servidores.
Mais Marias
Na segunda-feira (27/3) a ONG Mais Marias se reuniu com a Cevid e confirmou que participará da próxima etapa da instalação do conselho, tratando do exame das vítimas de violência doméstica no IML. Fizeram parte dessa reunião, além da Desembargadora Lenice Bodstein, a vice-presidente da ONG, Vera Lucia Prestes, e as integrantes da Mais Marias Christy Daniela Martins e Adriana Murara Dias e servidoras da Cevid.
► Confira mais fotos no Flickr